domingo, 22 de fevereiro de 2009

França - Piritiba - Bahia

Distrito do França, Município de Piritiba - Bahia. Localizado a 350 quilometros da capital baiana. Uma população de 2000 habitantes. Rodeado de belas paisagens naturais; Barragem do França que abastece as cidades de Piritiba, Miguel Calmon e Mundo Novo; A Serra do França que com certeza é o verdadeiro cartão postal do Distrito.










Temos um vídeo que mostra um pouquinho das belezas naturais deste lugar maravilhoso;



54 comentários:

  1. Eu fiquei maravilhado e ao mesmo tempo cheio de saudades de meu paraíso aquir na terra.
    Meu nome é Andrade, vivir neste paraíso por 24 anos, em junho eu estárei por ai matando essa grande saudade.
    Meus sincéros agradecimentos aos idealizádores deste blog estárei aquir divúlgando o mesmo.
    A todos aquele abraço e fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  2. FRANÇA!!!
    quem conhece esse "paraíso" ama,
    principalmente quem é filho dessa
    terra querida.me sinto muito honrrado
    em dizer que sou "francensse".
    pois quem conhece a história dessa terra dá valor.sendo "distrito" do muinicipio de
    "piritiba" não podemos esqucer que estamos
    situado na "CHAPADA DIAMANTINA"!!!
    "ADENILTON TEIXEIRA"
    ABRAÇO A TODOS CONTERRANÊOS!!!

    ResponderExcluir
  3. Moro em São Paulo, más sou nascido em Piritiba.
    Morei nesse paraíso 7 meses e sem dúvidas o povoado do França tem uma beleza incomparável. Tenho orgulho de ser Piritibano e,ou Francesse. Se DEUS quiser em 2011 estarei indo morar no França eu e minha familia.Um abraço!!

    ResponderExcluir
  4. morei tres anos nunca esqueço os melhores dias de minha insignificante vida saldades

    ResponderExcluir
  5. esse e o lugar que meus pais ja falecido naceram e esse ano de 2009 e vou visitar o frança e piritiba se deus quiser aparecido r. caetano emeil aprc49@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Esse sim é um lugar maravilhoso.
    Lindo D+

    ResponderExcluir
  7. SOU PIRITIBANO, O MEU PAI É FRANCESSE (BEBÉ). ESTOU HÁ ALGUNS ANOS SEM VISITAR O FRANÇA, BEM COMO PIRITIBA; O QUE NÃO IMPEDE-ME DE DIZER QUE AMO ESTE LUGAR. QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS.

    ALBERTO FARIAS.

    ResponderExcluir
  8. Alailton disse.....
    Eu sou do sumaré mais estudei no frança realmente o fraça é um lugar inqrivel,final do ano de 2010 eu estarei ai pra matar a saldade deste lugar maravilhoso

    ResponderExcluir
  9. Lugar de belezas incomparáveis, pessoas simples e hospitaleiras, moro aqui há um bom tempo, as melhores fases da minha vida vivi aqui, sei que ainda tenho muito pra viver.Minhas verdadeiras amizades foram conquistadas nessa terra maravilhosa que amo muito.
    Meire Rios

    ResponderExcluir
  10. Adoro lugares assim e em especial Piritiba porque é nesse lugar maravilhoso que mora o grande amor da minha vida.

    ResponderExcluir
  11. Sim Piritiba é uma cidade mais que especial e vo trazer meu amor pra Piritiba pra ela conhecer essa cidade maravilhosa que é....

    ResponderExcluir
  12. eu sou completamente apaixonada por esse lugar e pelos amigos q fiz luciano andrade rose mirian e dona cidinalva minha vida são eles e considero todos outros mais esses são minhas pedras raras.

    ResponderExcluir
  13. fiquei muito feliz de ver essa cidade maravilhosa,em um site qe e visto pelo o mundo inteiro...agradeço a DEUS por ter nascido nesta terra...um abraço pra todos...ANDRE...

    ResponderExcluir
  14. Esse Lugar é fantastico!!!

    Belas paisagens!!!

    ResponderExcluir
  15. minha mae nascida no França veio para Sao Paulo com 15 anos retornou morar la com seus filhos morou 1 ano e 7 meses por falta de serviço voltou para Sao Paulo mais grande desejo dela e retornar de novo ela senti saudade de todo familiares e amigos principalmente da Amiga dela que se chama Laura que esta morando aqui tambem..

    ResponderExcluir
  16. SOU PIRITIBANO E ATUALMENTE MORO EM PINDAMONHANGABA/SP COM MINHA FAMÍLIA. ESPERO QUE UM EU VOLTE A MORAR EM DEFINITIVO EM PIRITIBA.QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A NOSSA CIDADE E QUE ELA CRESÇA PRINCIPALMENTE EM QUALIDADE DE VIDA.

    22/08/2010

    ResponderExcluir
  17. Meu pai nasceu no França. Conheci o pontilhão quando era criança, nos anos 70.

    Ains tenho alguns primos por lá, da família do Sr. Jonas Moreira, falecido em 2009.

    Boas lembranças.

    ResponderExcluir
  18. eu conheci um rapaz de piritiba quando tinha meus treze anos de idade. ele foi a minha primeira paixao, o meu primeiro amor... gostaria muito de reve-lo e conhecer sua terra que sempre me despertou muita curiosidade... um grande abraço a todos aqueles q sao dessa cidade maravilhosa... eu estudava no nossa senhora do rosario/fsa.

    ResponderExcluir
  19. CARA EU ADOREI,PORQUE EMFIM ALGUEM RESOLVEL MOSTRAR O PARAISO NA TERRA PARA O MUNDO,esse lugar marcou parte de minha passagem pela terra quase 15 anos ai me ensinaram muitas coisas,assim que chegar da frança estarei ai.

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Erivaldo e sou filho de Everaldo Pereira dos Santos e ele não quem sou pois moro em São Paulo,Quem conhece o meu pai Everaldo ,ele é filho de José Pereira dos Santos e Maria Pereira

    ResponderExcluir
  21. Amei todas as fotos, de muito bom gosto, principalmente a música do video. Essa terra é muito linda mesmo. Tenho saudades... vivi muitos momentos legais nesse lugar(toda a minha infância e adolescência). Que bom, alguem ter tido essa idéia de mostrar para todos que esse lugar existe.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca sua foto pra vermos quem você é

      Excluir
  22. eu sou o luis enrique neto de quiboa e neto de alice e subrinho de joira kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. eu adoro piritiba abracos a todos

    ResponderExcluir
  24. lugar q eu nascir,,
    e q eu quero voltar p vàrias vezes possivel;;;;;;;
    lugar onde eu nascir onde vive meus pais ...........
    esse frança [e mh vida..........
    amo mt esse lugar........
    q pena q o pessoal q vive nele não da o valor q ele merece...........

    ResponderExcluir
  25. nossa eu adoro este lugar
    eu ñ nasci ai + minha mãe e alguns parentes são deste lindo lugar
    sempre q eu posso eu vou vissitar esta cidade!!!

    ResponderExcluir
  26. Eu nasci nesta linda terra.Meu sonho é retornar,deixei esta cidade ainda muito pequena ,porém minhas raízes estão ai.Um dia visitarei e possivelmente encontre alguns parentes.Sou filha de Pedro Nobre e Elza.
    Sonia Nobre.

    ResponderExcluir
  27. Este Lugar é mesmo lindo, já conheci vários lugares bonitos e preciso conhecer este!

    è Muito lindo mesmo!!!

    ResponderExcluir
  28. fellipe bacelar antunes15 de março de 2011 às 09:03

    esta é minha terra querida e maravilhosa nunca esqueserei este lugar ..... ja tomei muitos banhos nessa serra linda que nós temos .... abração pros meus amigos de coração ..... eu falo pra todos ai aproveite cada momento da sua vida ......................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc meu amigo. é mesmo um lugar maravilhoso muito bonito, faz parte da minha vida já mais sera esquecido, não só a minha terra queria, mas todos os meus amigos e vc faz parte deles. obrigado pela sua amizade.

      Excluir
  29. Nossa gente ,
    estando tão longe o mais doi é a dor da saudade ;s
    enquanto estavamos la ate podiamos não perceber como a nossa terra é linda , e ai agora que muitos estão longe o que resta mesmo é a saudaade. mais uma coisa que é certeza , São João é tempo de rever os amigos, matar a nossa saudaade e curtir muito, Por que São João sem todos os amgs lá não ten graça *-*

    saudaade :s

    ResponderExcluir
  30. Meu nome é Pedro P.Santos (Dinho).Sou aposentado
    da CHESF e moro aquí em Senhor do Bonfim-Bahia.
    Tenho saudade e grandes recordações do França.
    Quando eu era estudante, geralmente passava minhas férias escolares na casa de Dindinha Rosalina, que morava defronte a estação do França.Depois eu ia para casa do meu tio Delécio
    na fazenda Marinheira.Eram dias inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  31. frança e um municipio muito bonito gosto muito dai.

    ResponderExcluir
  32. Minha avó mora ai com tios e primas na rua da estaçaõ ja fui ai tres vezes gostei muito estarei ai no fim do ano com meu esposo e minha filha,bjs para Vena e Bety, moro em Bonito.

    ResponderExcluir
  33. eu hoje moro em campinas mas sou de piritiba mas sempre ia na frança verdadeiramente e um paraiso que Deus preparou para essa gente em breve estarei matando as minhas saldades um forte abraço a todos vcs

    ResponderExcluir
  34. Com certeza o Distrito do França é um cartão postal de Piritiba, as paisagens são maravilhosas (Serra do França, Serra das Almas, Barragem do França, Desfile cívico, Cavalgada), outro ponto importante é a economia do Distrito que hoje é baseada nas plantações do Tomate e do Pimentão).

    Fiz este Blog no intuito de mostrar o que o França tem de melhor.
    Faça seu comentário, dê sua opinião e sugestões.

    Att. Fernando Rios

    ResponderExcluir
  35. amo esse lugar! a unica coisa ruim daí é a falta de serviço. por esse motivo hoje resido em uberlandia-mg tão longe das pessoas que amo e dessa terra linda que proporçionam a todos que a visitam muitas alegrias!

    ResponderExcluir
  36. o que falta no frança é interesse dos prefeitos vereadores. há tanto espaço de terras que poderiam ter mais escolas, empresas que gerassem empregos para os moradores,area de lazer para que as crianças possam se divertir sem por a vida em risco,um museu talvez! ha tantas reliquias que sõ jogadas no lixo e que poderiam ser aproveitadas para ser um incentivo para que as pessoas nuncam esquecam suas raízes.e quem sabe até um cartão postal!regulamentaçao dos pescadores,teatros, cursos de dança, músicas,artesanato,reciclagem.se as pessoas se interessacem não pelo dinheiro mais pela cultura o crescimento das nossas crianças criariam um voluntariado, cada um ensina o que sabe. e talvez assim não precisariamos migrar da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  37. estou tão longe não por vergonha da minha cidade mas por busca de uma qualidade melhor de vida. sou de família simples mas digna. amo meus pais pelo que são, escolheram o frança para criar seus filhos. e fomos muitos felizes lá. hoje estamos espalhados pelo mundo.sempre q dá voltamos ao nosso lugar. meus pais e alguns familiares ainda moram por lá,sou da familia de paulo e neide pessoas q amo de mais.salve salve frança terra maravilhosa!

    ResponderExcluir
  38. MINHA MÃE NASCEU NO FRANÇA, HOJE MORA EM JACOBINA.
    EU MORO EM BRASILIA, TODO ANO VOU A JACOBINA E SEMPRE DOU UMA ESTICADA ATÉ O FRANÇA.

    ResponderExcluir
  39. Fernando é realmente encrível o nosso França atualmente estou em Salvador!E daqui a pouco eu estarei aí.

    ResponderExcluir
  40. LUGAR INESQUECIVEL,ONDE APRENDI MUITAS COISAS,EM JUNHO ESTAREI AI COM A GALERINHA MASSA,BOA IDEIAQUEM FEZ ESSE SITE

    ResponderExcluir
  41. Fernando vc proporcionou a todos os francenses que estão distante rever esta terra maravilhosa que é o frança. E se não for pedir de mais, coloca mais fotos dessa maravilha que é o frança no seu blog.

    ResponderExcluir
  42. Meu nome é Pedro Pereira Santos (Dinho), nasci em Barra de Mundo Novo. Moro aquí em Senhor do Bonfim-Bahia, desde à minha infância. Tenho saudade e grandes recordações do França. Quando eu entrava de férias escolares, eu ia para casa de Dindinha Rozalina, que morava na rua da estação do França.Inicialmente, eu gostaria de parabenizar o meu prezado Fernando Rios. Gostei do vídeo, da música e dos lugares deslumbrantes que foram mostrados no vídeo. Só falta o prezado Fernando Rios, fazer um vídeo da Barragem do França. Pois o que é bonito é para ser mostrado ao mundo pela Internet. Outra coisa, estou sabendo que o tomate, o pimentão e outras culturas, estão proporcionando aos moradores do França uma excelente oportunidade de progresso. Parabéns !!!Aproveitando esta oportunidade,eu gostaria de mandar um abraço fraternal, para minhas primas que ainda moram aí no França, Hita e Judite(ambas filhas de tio Delécio /Falecido). Pretendo ir no França matar um pouco a saudade. Um abraço para todos.

    ResponderExcluir
  43. ate hoje eu não conheço lugar mais mistico q o França,morei alguns anos la. Hoje eu moro em curitiba, se assim Deus me permitir um dia eu voltarei ai e assim encontrarei meus parentes q tanto amo e ainda moram ai. Um beijo no coração de todos dessa terra linda. Sidinalva um beijo no coração..

    ResponderExcluir
  44. Alfeu Candido Martins nascido em piritiba bahia atualmente morando em são paulo deseja a todos os piritibanos eprincipalmente para os meus familiares e amigos um feliz ano novo e que o ano de 2012 seja repleto de realizações

    São Paulo 31 12 2012

    ResponderExcluir
  45. TINHA UM GRANDE AMIGO QUE E DAI DE FRANÇA PERDI O CONTATO COM ELE AQUI EM SAO PAULO, GOSTARIA MUITO DE REENCONTRALO, O NOME DELE E CLAUDINO SE ALGUEM CONHECER ALGUM CLAUDINO AI DE FRANNÇA POR FAVOR ME AVISE, ELE MORAVA A UNS 10 ANOS ATRAS AQUI EM SAO PAULO, MEU NOME E CESAR.

    ResponderExcluir
  46. Ai q saudades da minha terra.....Jose carlos

    ResponderExcluir
  47. SOU NASCIDO NO FRANÇA EAMO MUITO ESTE LUGAR DE PESSOAS HUMILDES E ACOLHEDORAS, HOJE MORO EM SÃO PAULO MAS MEU DESEJO É UM DIA RETORNAR E VIVER O RESTO DE MEUS DIAS DE VIDA AIR NESTE LUGAR QUE COMPARO A UM PARAISO...QUE DEUS SEJA COM TDS OS FRANCESES, UM ABRAÇO DO IRMÃO BARNABÉ.

    ResponderExcluir
  48. MEU FRANCA QUERIDO,QUE SAUDADES TENHO DE VC, SAI DAI COM 15 ANOS, MORO EM SÃO PAULO HÁ 29 ANOS, MINHA INFÂNCIA E INICIO DA JUVENTUDE FORAM MARAVILHOSOS. {PROFS. VANINHA,QUECA,LUCIA} QUE SAUDADES DAQUELES TEMPOS DE ALUNA, UM BEIJO PARA TODOS OS MORADORES E EX MORADORES DA NOSSA TAO AMADA CIDADE.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite amigos. Pois bem, terminei de ler um excelente romance do escritor Piritibano Antonio Cirilo. Ele traz uma linda história do França nos idos 1930. Gostaria de saber se alguém sabe de outras pessoas que escreveu sobre esse paraíso chamado França.

    ResponderExcluir
  50. Esqueci de identificar-me: Sou o Prof. Euzébio Cardozo Neto, natural de Piritiba e residente na Microrregião de Irecê-Bahia.

    ResponderExcluir