terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

TREM DE FERRO

A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1978. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.

A ESTAÇÃO: A estação de França foi inaugurada em 1923. A data exata consta da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XXI, de 1960. França é um distrito afastado do município de Piritiba, que teve a estação aberta 11 anos antes da estação da sede da cidade. Teve trens de passageiros até por volta de 1978, pelo menos é o que se depreende dos Guias Levi.




A antiga estação está em ruínas.




O pontilhão está enferrujando e sendo destruído pelo tempo.




O pontilhão continua sendo uma bela paisagem!!!

3 comentários:

  1. me lembro com muita saldades quando atravessava o pontilhão para bucar leite na fazenda(acho que era Dr. dijalma)e tomava o famoso cambreche (leite açucar e farinha)que delicia

    ResponderExcluir
  2. me lembro tamben que corria agua do jacuipe embaixo do pontilhão o que aconteceu?

    ResponderExcluir
  3. gostaria de contato com a pessoa que criou esse blog por favor é muito importante meu emeail é brittocarlos@hotmail.com desde já agradeco a atenção

    ResponderExcluir